- Ano: 2015
-
Fotografias:Quang Tran
Descrição enviada pela equipe de projeto. A rápida urbanização em várias cidades da Ásia reduziu drasticamente a área de residências por pessoa. Especialmente em Hanoi o Ho Chi Minh, a maioria das pessoas, as vezes famílias extensas, passam a vida em casas tubulares longas e estreitas onde vivem à margem da natureza e em espaços escuros e sem ventilação. As casas tubulares longas para famílias extensas foram sempre uma questão complicada para gerações de arquitetos vietnamitas.
O edifício, que possui uma largura de 3,8 metros e um comprimento de 40, pertence a uma família de três gerações com diferentes idades, estilos de vida e interesses. A encomenda é de que se crie espaços pessoais para cada membro. Porém, é necessário que haja algumas áreas comuns abertas, assim como nas casas tradicionais vietnamitas. Estas criam um vínculo entre as gerações.
O pátio frontal, pátio posterior e terraço da residência são grandes locais com ar fresco para adultos relaxarem e recuperarem sua energia para o trabalho. Depois da escola, os membros jovens podem brincar na piscina no centro da casa. Os membros mais idosos geralmente possuem tempo livre, e por isso cuidar de plantas e estabelecer contato regular com outros membros nas áreas comuns pode fazê-los mais felizes.
As soluções de ventilação e iluminação apresentadas são adequadas ao clima tropical do Vietnã. O objetivo é guardar energia de forma mais eficiente, ajudar a reduzir a mudança climática, trazer os familiares mais próximos da natureza, e ajuda-los a tornarem-se mais responsáveis em relação ao meio ambiente.
A água e as plantas fazem com que o ar seja mais fresco em todos os cantos da residência. O vento pode entrar no edifício a partir das duas fachadas. Assim, filtra-se pela pele dupla feita de camadas de vegetação. E, por último, o ar fresco passa através dos espaços de estar e sai através da claraboia.
A luz solar que entra na casa a partir da duas fachadas é filtrada pelas plantas. A quantidade de luz solar que penetra na residência é adequada. A luz do sol da claraboia é filtrada por uma trama de concreto colocada em uma posição que coincide com a trajetória do sol. No momento mais quente do dia, esta trama reduz a quantidade de luz que desce pelas escadas. Por outro lado, a luz também pode entrar através de muitas ranhuras em algumas paredes.
A luz manchada aparece em todas as partes do edifício. Em cada hora do dia, a luz entra e cria diferentes formas em muitos lugares ao longo da casa, o que traz sentimentos de felicidade e emoção.
Os arquitetos esperam ter criado um espaço de vida fresco, são, e significativo que possa trazer os familiares mais próximos uns dos outros e, ao mesmo tempo, próximos à natureza em suas vidas diárias.